Sabores Regionais - Redescobrir a Gastronomia Tradicional de Ponte de Lima 'Formação + Próxima ' Ciclo de Workshops Gastronomia
18 Out 2023 Sabores Regionais - Redescobrir a Gastronomia Tradicional de Ponte de Lima 'Formação + Próxima ' Ciclo de Workshops
O Município de Ponte de Lima no âmbito do programa "Formação Mais Próxima” em articulação com a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e com o apoio da Confraria Gastronómica do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, iniciou no passado dia 10 de outubro um ciclo de workshops tendo como objetivo a elevação da qualificação dos trabalhadores do setor da Restauração com a chancela e acreditação do Turismo de Portugal.

Os profissionais da Restauração de Ponte de Lima estão a aderir de forma muito relevante a estas ações que visam essencialmente uma partilha de saberes, sabores e afetos e o consolidar de relações de parceria e sinergias entre todos os participantes que totalizam 35 de diferentes restaurantes de Ponte de Lima. Estes primeiros workshops são a responsabilidade do Chefe Álvaro Costa que com grande mestria e enorme espírito de partilha reinterpreta os sabores tradicionais privilegiando, naturalmente, os produtos endógenos de Ponte de Lima e tendo como estratégia a sustentabilidade na confeção de iguarias e propostas gastronómicas harmonizadas com o Vinho Verde de Ponte de Lima.

Esta ação de capacitação designada "Sabores Regionais - redescobrir a gastronomia tradicional de Ponte de Lima” visa capacitar e incentivar a restauração a (re)descobrir pratos tradicionais, a reinterpretar e a enriquecerem as suas ementas, tendo por base um levantamento extenso e rigoroso de receituário por todo o concelho de Ponte de Lima, transmitido por gerações de cozinheiras e cozinheiros, mestres da nossa gastronomia.

Uma experiência revestida de grande sucesso que está na entusiasmar a restauração de Ponte de Lima e contribui para homenagear, registar e dinamizar o Património Gastronómico e a Herança Cultural de Ponte de Lima através de um contacto muito próximo estabelecido com a mestria de grandes cozinheiras que guardam autênticos tesouros, encantos e segredos de uma diversidade de iguarias e produtos gastronómicos que nos falam de ancestrais tradições que urge, sem dúvida preservar a sua autenticidade e a sua singularidade.

Estes workshops afirmaram-se, sobretudo, como relevantes momentos de convivialidade e de partilha de saberes e de sabores com a restauração de Ponte de Lima que são os principais intérpretes destes legados gastronómicos que prevalecem e perduram na nossa memória coletiva.

A Gastronomia apresentada distingue-se pela diferença, constituindo um repto para que o dia a dia de cada um de nós seja (re)escrito e desenhado com as raízes culturais de Ponte de Lima. Porque é nas diferenças que o convívio entre os povos se consolida e a identidade cultural se reforça.

A formação decorre na Clara Penha – Casa dos Sabores das 15h30 às 17h30, estando agendadas as próximas sessões para os dias, 24 e 31 de outubro.
Fonte: www.cm-pontedelima.pt

Veja mais de

Gastronomia
Visite Ponte de Lima
Visite Ponte de Lima
© 2024
PortoNorte