Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta 2023/2024 Gastronomia
03 Nov 2023 Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta 2023/2024
A 10ª edição do projeto «Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta» arranca este fim de semana. Com a organização do Município de Ponte de Lima, são promovidos eventos entre os meses de novembro de 2023 a abril de 2024, com o objetivo de promover e potenciar os produtos endógenos do concelho, em prol dos agentes locais, de empresários do setor turístico, hoteleiro, e da restauração. Esta iniciativa gera retorno económico e novas oportunidades para a economia local e para os visitantes e turistas.

Como incentivo foram implementadas condições especiais na estadia e restauração. Durante o período destes eventos as unidades hoteleiras aderentes ao projeto atribuem um desconto se 10% em alojamento nas noites de sexta-feira e sábado, enquanto na restauração, os estabelecimentos aderentes oferecem um leite-creme por dose, nas refeições de sábado e domingo.

Fim de Semana Gastronómico da Carne Minhota (3 a 5 de novembro) – Ponte de Lima descobre-se à mesa, e é neste sentido que o Município propõe ao visitante uma incursão pelo melhor da gastronomia de produção regional. Agindo em prol da promoção e valorização da Carne Minhota, o Município de Ponte de Lima e a APACRA - Associação Portuguesa de Criadores de Bovinos da Raça Minhota apostam nesta ação promocional, a decorrer nos dias 3 a 4 de novembro de 2023, nos restaurantes aderentes do Concelho.

Ponte de Lima – Vila Natal (8 de dezembro a 1 de janeiro) – Um projeto que consiste na criação de uma vila Natal, com neve a cair do céu, criando um cenário de Natal perfeito. A Vila Natal inclui imensas atividades para as crianças e jovens, promovendo animação e incentivando a visita ao concelho, numa organização conjunta entre o Município, Associação Empresarial de Ponte de Lima e a P.L. Arte – Associação de Artesãos de Ponte de Lima. 

XV Verde Noivos (13 e 14 de janeiro) – Como já é habitual, a Verde Noivos acontece no arranque do ano, numa jornada traçada por dezenas de expositores presentes no Pavilhão de Feiras e Exposições de Ponte de Lima, apresentando as mais recentes tendências de propostas e serviços para casamentos. A XV Verde Noivos apresenta as mais recentes tendências de propostas e serviços para casamentos, desde decoração, joalharia, animação, estética, brindes, vestidos de noiva, quintas, hotéis, fotografia, viagens, que ajudarão os visitantes a programar o casamento de sonho.

Fim de Semana Gastronómico do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima (26 a 28 de janeiro) – A vila tem uma longa memória no que à produção de Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, enchidos e fumados, diz respeito, e neste sentido acolhe, de 26 a 28 de janeiro de 2024, uma iniciativa que promove estas iguarias. O evento que propõe uma combinação de experiências gastronómicas, num conceito ligado à terra e à tradição, procura promover e consolidar o ex-líbris da sua gastronomia, um dos verdadeiros motores do desenvolvimento económico do concelho: o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima.

Fim de Semana Gastronómico do Domingo Gordo (9 a 11 de fevereiro) – Ponte de Lima celebra o Domingo Gordo à mesa. Conhecida pela sua gastronomia, a Vila Mais Antiga de Portugal, promove mais um fim-de-semana gastronómico do Domingo Gordo, de 9 a 11 de fevereiro. É tradição que no Domingo Gordo se comam pratos bem recheados e de "sustento”, como é o caso do Cozido à Portuguesa e o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, uma vez que se avizinha o período de jejum.

Feira 100% Agrolimiano (23 a 25 de fevereiro) – A Feira 100% Agrolimiano é organizada com o objetivo de divulgar e promover o que de melhor se produz no setor agroalimentar em Ponte de Lima. Aqui são apresentados e expostos vários produtos produzidos ou transformados no concelho, tais como, mel, sidra, vinho verde, enchidos e fumados, fruta, hortícolas, carne, leite, entre outros, tipicamente limianos.

Fim de Semana Gastronómico do Bacalhau de Cebolada (15 a 17 de março) – De ponto em ponto, pela Vila mais antiga de Portugal, o Fim-de-semana Gastronómico do Bacalhau de Cebolada convida a degustar este prato típico de Ponte de Lima. O evento que reedita a tradição, reforça a cultura gastronómica da região, por intermédio desta iguaria outrora muito comum nas feiras quinzenais, que continua, hoje em dia, a alimentar os que aqui vêm feirar.

Fim de Semana Gastronómico da Lampreia (12 a 14 de abril) – Em pleno mês de Lampreia, a restauração limiana apresenta iguarias tais como o Arroz de Lampreia e a Lampreia à Bordalesa. Confecionada na sua forma tradicional, este petisco consta do cardápio de grande parte dos restaurantes do Concelho, e reaviva gostos e aromas tipicamente portugueses.

IV ExpoCaninas (20 e 21 de abril) – A Expo Nacional e Internacional Canina e a Expo Internacional de Gatos são organizadas pelo Município de Ponte de Lima com o apoio do Clube Português de Canicultura e o Clube Português de Felinicultura. Em Ponte de Lima estarão alguns dos mais creditados exemplares de inúmeras raças que procuram ser campeões de Portugal e campeões internacionais.
Fonte: www.cm-pontedelima.pt

Veja mais de

Gastronomia
Visite Ponte de Lima
Visite Ponte de Lima
© 2024
PortoNorte