Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima registado como Especialidade Tradicional Garantida Gastronomia
22 Jan 2024 Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima registado como Especialidade Tradicional Garantida
"O Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima" é ETG - Especialidade Tradicional Garantida, aprovação nacional do registo publicado em Diário da República, no dia 17 de janeiro de 2024.

O processo do registo foi coordenado pelo Município de Ponte de Lima em colaboração com a Confraria Gastronómica do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima e da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, com o intuito de proteger esta iguaria gastronómica contra qualquer utilização abusiva, imitação ou evocação, ou prática suscetível de induzir o consumidor em erro.

No seguimento deste trabalho, aguarda-se a certificação a nível europeu. Assim, prevê-se para breve que o  Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima fique registado como especialidade tradicional garantida pela União Europeia. 

A classificação do Arroz de Sarrabulho como ETG visa preservar o modo de transformação e composição que corresponde a uma prática tradicional de confecionar este prato gastronómico, produzido a partir de matérias-primas ou ingredientes utilizados tradicionalmente. O Caderno de Especificações que foi desenvolvido e apresentado à Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte visando o registo do prato como ETG não faz alusão à origem dos produtos, sublinhando como elementos primordiais a especificidade da receita e o seu caráter tradicional. Estamos perante um processo de proteção integral mediante registo do nome ao nível comunitário associado a símbolos e logótipos comunitários.

Foi criado um programa de formação que pretende dar resposta ao desafio de qualificar os trabalhadores do setor da restauração. O programa Formação +Próxima do Turismo de Portugal identifica como parceiros estratégicos os municípios enquanto agentes mais próximos e mobilizadores da mudança estratégica que se pretende alcançar.

Estas ações inserem-se no quadro de valorização e registo do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como Especialidade Tradicional Garantida que identifica a necessidade de preservação e perpetuação da receita tradicional do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima. Mais se acrescentam os seguintes objetivos estratégicos: evidenciar a qualificação do Património Gastronómico como fator de valorização dos produtos e receitas locais, sinónimo de identidade e preservação das raízes culturais; valorizar o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima no contexto do ecossistema turístico local, regional e comunitário e a sua ligação aos Vinhos Verdes de Ponte de Lima, com especial ênfase na importância da enogastronomia; identificar as principais particularidades do Caderno de Especificações do "Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima” e sua candidatura a Especialidade Tradicional Garantida; apreender as especificidades inerentes à adesão ao Agrupamento de Produtores do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, as suas obrigações e os benefícios decorrentes associados à qualificação e notoriedade do produto com reflexos manifestos na consolidação de Ponte de Lima como Destino Gastronómico, por excelência; reconhecer a importância da diferenciação e da qualidade no âmbito de um mercado cada vez mais competitivo; favorecer o dinamismo pessoal e profissional direcionado para o reposicionamento da gastronomia num patamar de Excelência assente no crosselling com outros produtos complementares de raiz local.
Fonte: www.cm-pontedelima.pt

Veja mais de

Gastronomia
Visite Ponte de Lima
Visite Ponte de Lima
© 2024
PortoNorte