Ponte de Lima 'À Mesa' Fim de Semana Gastronómico do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima | 26 a 28 de Janeiro Ponte de Lima em Alta
23 Jan 2024 Ponte de Lima 'À Mesa' Fim de Semana Gastronómico do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima | 26 a 28 de Janeiro
Ponte de Lima promove mais um Fim de Semana Gastronómico do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima. Numa ação conjunta, o Município e a Confraria gastronómica do Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima convidam a degustar o ex-libris da gastronomia limiana.

Considerado como o prato mais emblemático do território ponte-limense, o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, é confecionado com base numa receita de tradição antiga, é servido com rojões de porco e aconselha-se que seja harmonizado com Vinho Verde da casta Vinhão.

Ao longo do fim de semana, desfrute das condições especiais na estadia e na restauração, com as unidades hoteleiras aderentes ao projeto a atribuírem um desconto de 10% em alojamento, nas noites de sexta-feira e sábado, enquanto na restauração, os restaurantes aderentes oferecem um leite-creme por dose, nas refeições de sábado e domingo.

A completar esta oferta, há programa recreativo e musical a acontecer nas ruas do Centro Histórico de Ponte de Lima, com animação de rua pela dupla "Agostinho e Felicidade"; passagem pela Via Romana XIX, Showcooking alusivo ao Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima pelo Chef Álvaro Costa, com harmonização Enogastronómica de Vinhos Verdes, ao final da tarde delicie-se com o "Lourear a Pevide", antes de jantar desfrute de um Vinho Verde Loureiro acompanhado de um petisco. Consulte os estabelecimentos aderentes em www.lourearapevide.pt

No domingo, a arruada está a cargo do Grupo de Bombos e Gaitas de Fole de S. Tiago Maior de Poiares. À tarde, a partir das 15h30, a tradição popular dos Cantares ao Desafio invade o Largo de Camões. Será o primeiro de um conjunto de três Encontros de Cantares ao Desafio que estão agendados, assim este fim de semana participam: Ruizinho de Penacova, Carminha, João Bouças, Domingos da Soalheira e Daniel Lopes.

Referencia ainda para o desfile de carros clássicos, a realizar no domingo, dia 28 de janeiro, dinamizado pelo CLAC – Clube Limiano de Automóveis Clássicos, com concentração na Alameda de S. João, a partir das 9h30, desfile pelo Passeio 25 de abril, às 12 horas, com regresso à Alameda de S. João marcado para as 16 horas.

O Fim de Semana Gastronómico do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, este ano ganha uma maior dimensão com o registo nacional do Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como ETG – Especialidade Tradicional Garantida, publicado recentemente no Diário da Republica.

O registo do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima assume especial relevância no sentido de contribuir para a preservação e perpetuação da receita tradicional do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima medida em que oferece ao consumidor a garantia da sua origem, genuinidade e o respeito pelos métodos de produção tradicionais. Com efeito, os produtos agroalimentares tradicionais, como é o caso do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, são produtos portadores de elevado conteúdo simbólico, associado à ruralidade, ao espaço geocultural, sentido de pertença imbuída de simbolismo de tradições que urge preservar e dinamizar.

Prevê-se ainda a certificação a nível Europeu. Neste âmbito aguarda-se a validação final da Comunidade Europeia no sentido do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima assumir de pleno direito a insígnia de Especialidade Tradicional Garantida.

Fonte: www.cm-pontedelima.pt

Veja mais de

Ponte de Lima em Alta
Visite Ponte de Lima
Visite Ponte de Lima
© 2024
PortoNorte