“Jardins Saudáveis” – 18ª edição do  Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima – recebeu a visita de S.A.R. Duque de Bragança Jardins e Parques
29 Mai 2023 “Jardins Saudáveis” – 18ª edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima – recebeu a visita de S.A.R. Duque de Bragança
"Jardins Saudáveis” é o tema do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, já aberto ao público para a 18ª edição.

S.A.R. Dom Duarte, Duque de Bragança foi o convidado de honra para a abertura oficial, que contou com a presença de autores, júri, patrocinadores e outras entidades.

A arquiteta Teresa Andresen, em representação do júri, elogiou o trabalho da equipa dos jardins que ano após ano constrói os jardins, destacando que nestas 18 edições "já se contruíram cerca de 200 jardins”. A arquiteta, que acompanha este projeto desde o seu início, em 2005, salientou o trabalho dos autores, "provenientes de mais de 30 países”.

O Diretor do Festival Internacional de Jardins, Eng.º Francisco Calheiros, confiante no êxito de mais uma edição do FIJ, destacou a participação das crianças no Jardim Escolinhas, projeto com um "papel extremamente pedagógico que assume na comunidade escolar”.

D. Duarte de Bragança considerou que os jardins incentivam a sociedade a ter responsabilidade ambiental. "Se desumanizarmos as nossas cidades com simples construções, elas tornam-se desagradáveis. Em todas as terras os jardins devem ser uma prioridade e estar presentes por todo o lado”, disse S.A.R.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Vasco Ferraz, acompanhado pelo Executivo Municipal destacou os impactes produzidos pelo Festival, em termos de notoriedade e visibilidade conferida a este território, aos quais acrescem outros importantes contributos, nomeadamente "a complementaridade do vasto conjunto de jardins públicos e privados existentes no território; a complementaridade da rede de espaços e equipamentos direcionados à fruição dos valores naturais presentes no território; a mobilização e sensibilização da população, sobretudo das camadas mais jovens, para a arte dos jardins e para os problemas ambientais; e o intercâmbio de experiências e de culturas associadas ao planeamento e conceção de jardins, mas, também, de distintas visões, provenientes dos 4 cantos de mundo, associadas aos temas definidos para cada edição.” Segundo o autarca esta 18.ª edição "permitirá ao visitante constatar, em síntese, a relevância que é atribuída pelos autores aos jardins, em particular e, aos espaços verdes, em geral, no que respeita à promoção da qualidade de vida, do equilíbrio, da saúde e bem-estar de qualquer indivíduo, bem como da qualidade ambiental e da biodiversidade dos territórios onde se inserem. Tal como um jardim saudável, um território saudável, nas suas dimensões social, económica, cultural e ambiental, é a base para que seja possível alcançar patamares de desenvolvimento sustentável consentâneos com os níveis de qualidade de vida e de bem-estar que se impõem e pretendem disponibilizar a todos os cidadãos que nele vivam e/ou trabalhem ou que procurem obter experiências relacionadas com o usufruto do mesmo.”

Esta 18ª edição, sob o tema "Jardins Saudáveis”, conta com a participação de projetos oriundos de países como Polónia, Áustria, Alemanha, Espanha, Brasil, China (Macau), Argentina, França, República Checa, Suécia e Portugal, e do jardim mais votado do ano passado, "Jardim da Reflexão”, que resultou de uma parceria entre autores do Brasil e Espanha.

Por sua vez a 8.ª edição, do Jardim Escolinhas, conta com 11 jardins dos quatro agrupamentos de escolas do concelho (CE de Freixo, CE de Gandra, CE da Facha, JI de Cepões, EB 2,3 António Feijó e EB1 de Ponte de Lima), e do jardim mais votado do ano passado, "Que pegada queres deixar no Mundo?", da autoria da turma P3B da Escola Básica de Ponte de Lima.

Visite até 31 de outubro, "Jardins Saudáveis” no Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima de segunda a domingo. Às segundas entre as 13h00 e as 19h00, e nos restantes dias entre as 10h00 e as 19h00.
Fonte: www.cm-pontedelima.pt

Veja mais de

Jardins e Parques
Visite Ponte de Lima
Visite Ponte de Lima
© 2024
PortoNorte