Certificado o 'Caminho Português de Santiago Central – Porto e Norte' Caminho de Santiago
19 Dez 2023 Certificado o 'Caminho Português de Santiago Central – Porto e Norte'
Foi hoje publicada a Portaria 445/2023, de 19 de dezembro, que certifica o "Caminho Português de Santiago Central – Porto e Norte", o mais importante itinerário jacobeu em território português, que atravessa o concelho de Ponte de Lima ao longo de 30 km, entre Poiares e a Labruja, cruzando sensivelmente a meio a vila de Ponte de Lima e as suas famosas e históricas pontes.
O "Caminho Português de Santiago Central – Porto e Norte" estende-se por 177,8 km, com início ainda a sul do rio Douro e terminando em Valença, no rio Minho, seguindo posteriormente por território espanhol, abrangendo, em território português, 13 Municípios (Oliveira de Azeméis, São João da Madeira, Santa Maria da Feira, Vila Nova de Gaia, Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa do Varzim, Barcelos, Ponte de Lima, Paredes de Coura e Valença).

Trata-se de um justo reconhecimento pelo trabalho de muitos anos envolvendo diversos concelhos, freguesias, associações e outras entidades em prol da valorização deste itinerário multissecular, da sua paisagem e do património associado, material e imaterial, que deve continuar a ser preservado para o futuro, de modo a atrair cada vez mais peregrinos.

Ponte de Lima orgulha-se de estar no coração deste Caminho. Esta certificação inclui na própria Portaria o reconhecimento de elevado valor patrimonial para o traçado histórico de Ponte de Lima, entre a Capela de Nossa Senhora da Guia e o Largo da Alegria. 
Fonte: www.cm-pontedelima.pt

Veja mais de

Caminho de Santiago
Visite Ponte de Lima
Visite Ponte de Lima
© 2024
PortoNorte