Feiras Novas | Festas em Honra de Nossa Senhora das Dores são oficialmente Património Cultural Imaterial Nacional Festas, Feiras e Romarias
22 Nov 2023 Feiras Novas | Festas em Honra de Nossa Senhora das Dores são oficialmente Património Cultural Imaterial Nacional
As Feiras Novas – festas concelhias de Ponte de Lima, celebradas em honra de Nossa Senhora das Dores – acabam de ser inscritas pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI), aguardando publicação em Diário da República.

Enquadradas na categoria das festividades cíclicas, marcadas por um forte pendor religioso e cultural, as festas concelhias vão buscar as suas raízes à devoção a Nossa Senhora das Dores e ao apego à terra e às tradições, apresentando e mantendo um programa eclético que estabelece uma simbiose perfeita entre o ciclo da natureza e o calendário litúrgico.

O processo de registo da expressão cultural foi iniciado em 2016 pelo anterior executivo do Município de Ponte de Lima, em estreita colaboração com os principais elementos organizadores, encetando um rigoroso trabalho de investigação com vista à sua inventariação na plataforma MatrizPCI. Além do levantamento de toda a documentação existente, procedeu à recolha de testemunhos e ao desenvolvimento de trabalhos de campo para fundamentar e atestar a relevância das Feiras Novas, efetivando o pedido de inscrição em 2017.

Mais tarde, já com o atual executivo, dirigido pelo Eng.º Vasco Ferraz, e com a nova direção da Associação Concelhia das Feiras Novas, sob a alçada do Vereador Eng.º Gonçalo Rodrigues, o processo de inventariação foi alvo de aperfeiçoamentos para uma melhor sustentação da importância desta manifestação de fé fortemente associada ao mundo rural.

A decisão favorável da DGPC traduz-se no reconhecimento público da pertinência das Feiras Novas – assim designadas desde 1826, ano da autorização oficial por Provisão Régia da Chancelaria de D. Pedro IV que permitiu o alargamento da festa para três dias – enquanto reflexo da comunidade ponte-limense, espelhando a identidade de um povo arraigado na terra, na ruralidade e na devoção à Senhora das Dores.

O INPCI tem como principal missão a proteção legal dos bens culturais imateriais. Nesse sentido, ao concretizar a inscrição das Feiras Novas na plataforma MatrizPCI, o Município de Ponte de Lima, proponente do pedido de inventariação, em articulação com a Associação Concelhia das Feiras Novas – criada em 2001 e principal responsável pela sua dinamização – e com a Paróquia de Santa Maria do Anjos, deu mais um importante e significativo passo para a salvaguarda das suas festas concelhias, garantindo, desta forma, a sua projeção e fortalecendo a sua valorização.
Fonte: www.cm-pontedelima.pt

Veja mais de

Festas, Feiras e Romarias
Visite Ponte de Lima
Visite Ponte de Lima
© 2024
PortoNorte