Ponte de Lima inicia jornada rumo à Sustentabilidade Turística com a Certificação da Green Destinations Destino Turístico
25 Jan 2024 Ponte de Lima inicia jornada rumo à Sustentabilidade Turística com a Certificação da Green Destinations

Ponte de Lima, a Vila mais Antiga de Portugal - reconhecida pelo seu vasto e inigualável património arquitetónico, histórico e paisagístico, e a conservação da sua cultura e a arte de bem receber até aos dias de hoje, aderiu ao processo de certificação como destino turístico sustentável da Green Destinations, entidade acreditada pelo Global Tourism Sustainable Council (GSTC). Trata-se de um primeiro passo de uma longa caminhada e direcionada ao futuro, com vista a um desenvolvimento sustentável social, económico e cultural e de rumo à Sustentabilidade Turística.

Este compromisso assinala o começo de uma nova fase turística para a Vila de Ponte de Lima, que pretende continuar a primar pela sua excelência na oferta de experiências turísticas diferenciadoras, mas com o compromisso afincado e interiorizado de preservar o meio ambiente, promover o desenvolvimento local e proporcionar aos visitantes uma experiência autêntica e responsável.

A Certificação da Green Destinations consiste em otimizar a gestão interna e do turismo, comprometendo-se a adotar práticas que minimizem o impacto ambiental do turismo, promovendo a conservação da natureza e a utilização responsável dos recursos. Esta certificação destaca a colaboração estreita com as comunidades locais, garantindo que o turismo beneficie positivamente os residentes e contribua para o desenvolvimento socioeconómico.

Desta forma, Ponte de Lima reafirma o seu compromisso em preservar e promover o património cultural, incentivando experiências autênticas que respeitem as tradições locais, dinamizando uma interação do município com as empresas locais e da sua comunicação.

Pretende-se adotar práticas turísticas sustentáveis, desde a gestão de resíduos até a promoção de transportes ecológicos e outras práticas importantes que vão de encontro à preservação e valorização de todo o património de Ponte de Lima.

 Este é um momento de mudança para Ponte de Lima, que continua permanentemente a trabalhar de forma responsável, apresentando o que de melhor se pode fazer pela continuidade de uma cultura e tradições enraizadas, mas com uma perspetiva de melhoria constante e foco no futuro.

Com o início deste processo, a vila de Ponte de Lima, convida os seus munícipes, turistas, empresas e outros destinos a fazerem parte desta jornada, sendo este apenas o primeiro passo, de um trabalho pensado com responsabilidade rumo à Sustentabilidade de Ponte de Lima.




Veja mais de

Destino Turístico
Visite Ponte de Lima
Visite Ponte de Lima
© 2024
PortoNorte