Voltar à página anterior

Percurso/Trilho do Lobo Atlântico

Rua do Cerquido, Estorãos 4990-590 Ponte de Lima 41° 48' 26,4" N | 8° 40' 30,9" W
Rua do Cerquido, Estorãos 4990-590 Ponte de Lima

O Percurso/Trilho do Lobo Atlântico é um percurso pedestre denominado de pequena rota. As respetivas marcações e sinalizações obedecem às normas internacionais. O percurso desenvolve-se no coração da serra d’ Arga, por terras dos concelhos de Ponte de Lima e de Caminha, proporcionando o contacto direto com o património, costumes e tradições associados às zonas de montanha. Iniciamos o percurso, em Ponte de Lima, no lugar do Cerquido, freguesia de Estorãos, mais precisamente junto à capela onde se venera Santa. Rufina. Esta Santa é irmã de Santa. Justa, que também pode ser venerada na mesma serra, a cerca de 2 Km.

O lugar do Cerquido é caraterizado por uma paisagem de montanha, com o granito que se estende até à Senhora do Minho, os socalcos tradicionais, o casario, as ruas e os ribeiros que a atravessam. Com uma localização geográfica privilegiada, nas encostas da serra d’Arga, o lugar é ainda ponto de visita obrigatório para os amantes da natureza bucólica.

Nas áreas que suavizam as vertentes mais declivosas da imponente serra d’Arga, nomeadamente nas zonas aplanadas associadas ao lugar do Cerquido e aos lugares de Arga de Cima, que teremos oportunidade de percorrer, seremos confrontados com o modelo de povoamento típico das serras do Noroeste português, cuja base económica assenta na exploração agro-silvo-pastoril do território. Saindo da ermida, viramos à esquerda e seguirmos por um caminho empedrado para nos embrenharmos no núcleo rural. De seguida subimos pelo caminho empedrado até desembocar na estrada asfaltada, seguindo em frente pelo caminho empedrado. À medida que vamos ascendendo, em direção a oeste, vamos deixando para trás o majestoso Vale do Lima.

Chegados ao topo, podemos contemplar uma zona de chã, onde é normal avistar gado, nomeadamente garranos, uma das três raças nacionais de equinos. O garrano, que aqui pode ser contemplado em estado selvagem, é considerado por muitos a figura mais emblemática da biodiversidade milenar do Noroeste de Portugal. Seguimos para a Porta do Lobo, a cerca de 800m de altitude, zona onde habitualmente o lobo descia para a freguesia de Arga de Cima, e mesmo antes de alcançarmos a comunidade de montanha daquela freguesia, pertencente ao concelho de Caminha, avistamos os Moinhos do Covão, ainda em excelente estado de conservação.

Saindo do lugar, passamos por uma pequena cancela e seguidamente por um caminho rodeado de carvalhos e outras espécies arbóreas que nos encaminha até às ruínas do lugar de Reconco. Um pequeno lugar que, até há bem pouco tempo, tinha apenas um único habitante. Seguindo o percurso, passaremos pela antiga casa do guarda-florestal, no Alto do Cavalinho, e somos confrontados com os vestígios do antigo Fojo de Lobo, um elemento do património civil raro na serra d'Arga. A estrutura de arquitetura popular, com paredes convergentes em forma de "V", servia para capturar e abater o lobo. Após a morte, o mítico animal, outrora conhecido por "besta”, era exibido nas aldeias da serra, mostrando à população o ser que os amedrontava. Na serra d’Arga, existe uma pequena alcateia e com frequência o lobo é avistado por estas paragens.

Daqui iniciamos a descida por um velho caminho, junto a uma ravina que nos levará até ao lugar de Cerquido, para posteriormente seguirmos até ao lugar onde teve início este percurso.