Voltar à página anterior

Percurso do Carvalhal do Trovela

Avenida de São João de Confurco, Serdedelo 4990-760 Ponte de Lima 41° 44' 21,2" N | 8° 31' 13,0" W
Avenida de São João de Confurco, Serdedelo 4990-760 Ponte de Lima

O Percurso do Carvalhal do Trovela é um percurso pedestre denominado de pequena rota. As respetivas marcações e sinalizações obedecem às normas internacionais. O percurso permite percorrer e contemplar uma das maiores manchas de carvalhal existentes no concelho de Ponte de Lima, bem como observar, ouvir e sentir a riquíssima biodiversidade associada.

Iniciamos o percurso no depósito da água localizado junto à Estrada Nacional 307, que liga Arca à Armada. Atravessamos a estrada para subirmos um caminho frequentemente utilizado na condução de gado caprino para as zonas de pastoreio. A área é dominada por incultos, onde surgem os matos e matagais que, sendo pobres em biodiversidade, revelam grande importância ecológica ao protegerem os solos contra a erosão.

Ao intercetarmos uma estrada de asfalto, viramos à direita, seguindo pela mesma, em direção à capela de S. Lourenço da Armada. A ermida, de aparência simples, ergue-se no meio de afloramentos graníticos que cercam um grande castro, de que se vêm nitidamente três ordens de muralhas. A perspetiva, sobre o vale do Lima, é apenas o "aperitivo” para os diferentes e deslumbrantes cenários que se obtêm dos diversos pontos da área envolvente à capela.

Seguimos em direção à Armada e, sobre o lado direito, surge um conjunto de penedos de onde é possível contemplar o vale e o Carvalhal do Trovela. A vista é magnífica na primavera, com o verde vigoroso que o carvalhal apresenta. Os tons outonais serão certamente responsáveis pela criação de um cenário digno das mais belas telas.

Da Armada, dirigimo-nos para a Boalhosa por um trilho que se confunde, no inverno, com uma linha de água. Como se poderá constatar as aldeias apresentam uma organização típica das zonas de altitude. Estas zonas, caraterizadas por uma ocupação do solo agrícola com povoamentos urbanos, mais ou menos concentrados, são envolvidas por áreas florestais. A extensão a percorrer, entre aldeias, é dominada pelo mosaico agroflorestal. Estes ambientes, ricos em lameiros e florestas naturais, apresentam elevado valor ecológico e paisagístico, albergando uma grande diversidade de espécies de flora e fauna selvagem, mas também doméstica, nomeadamente as raças autóctones.

Na Boalhosa, intercetamos de novo uma estrada asfaltada, junto à Igreja Paroquial de S. Estevâo, que deixamos, logo de seguida, tomando o caminho à direita. Seguimos o percurso, pelo coração da aldeia, onde poderemos ser "obrigados" a caminhar na companhia de gado caprino, ovino e bovino. São comuns as medas de palha milha e de erva, formas tradicionais de armazenar/conservar o alimento seco para a alimentação do gado.

A aldeia fica para trás e iniciamos a descida até ao rio Trovela, tendo como companhia permanente o carvalhal. Este tipo de ecossistema, que ocupou outrora grande parte do concelho, encerra em si próprio valores naturais excecionais, nomeadamente no que respeita a espécies de fauna e flora. A extensão inicial permitirá acompanhar a orla do carvalhal até que, finalmente, entramos no seu interior e somos confrontados com a real dimensão e magia do mesmo.

Terminada a descida, ouve-se o som da água que corre no rio Trovela. Paramos um pouco, junto a esta linha de água, recuperamos o fôlego e iniciamos a subida até ao ponto de partida do percurso.

Descarregue o ficheiro:

Nome: Percurso do Carvalhal do Trovela
Entidade Promotora: Município de Ponte de Lima
Localização do Percurso: Serdedelo, Gondufe, Beiral do Lima, Boalhosa e Duas Igrejas (freguesia de Vila Verde)