Ponte de Lima lançou o website 'Ponte de Lima à Mesa" Gastronomia
08 Mar 2022 Ponte de Lima lançou o website 'Ponte de Lima à Mesa"
Um novo website do Município de Ponte de Lima, está disponível em www.pontedelimaamesa.pt. Foi lançado oficialmente no dia 4 de março, Dia de Ponte de Lima no âmbito do projeto "Ponte de Lima à Mesa", fazendo jus ao merecido, e recentemente atribuído, título do Município de Ponte de Lima de "Destino Gastronómico do Ano".

O novo website dedicado exclusivamente à gastronomia e seus derivados, complementa toda a informação incluída no livro "Ponte de Lima à Mesa: contributos para a sua carta gastronómica”, da autoria do Prof Dr. Álvaro Campelo.

Considerando que o turismo gastronómico é uma das principais atrações turísticas, e um fator de desenvolvimento económico e social, o Municipio de Ponte de Lima apostou num projeto de investigação, que por sua vez realizou um levantamento rigoroso de receituários em cada uma das diversas freguesias do concelho. A "construção de uma Carta Gastronómica de Ponte de Lima”, onde cada receita surge devidamente contextualizada no tempo e no espaço, com a relação entre o nome do prato e os ingredientes, as técnicas de culinária e os processos de cozinha, dando assim a conhecer o que de melhor se faz em termos gastronómicos, contribuindo também para reavivar pratos outrora comuns e que, por razões diversas, caíram em desuso", é o principal objetivo do "Ponte de Lima à Mesa!.

Diferencia-se pela sua atratividade, colorido e dinâmico. Na página inicial encontramos receitas em destaque e as receitas populares. As receitas populares refletem o número de visualizações, ou seja, quantas mais visualizações tiver uma determinada receita maior probabilidade terá de constar automaticamente das receitas populares.

As 100 receitas disponíveis no website representam todas as freguesias do concelho da forma mais equitativa e inclusiva possível. As receitas aparecem distribuídas pelas diversas categorias, às quais está sempre associada a fonte – a/o cozinheira/o e a freguesia de origem – e um vídeo tutorial realizado com 3 jovens Chefs limianos que confecionaram as 100 receitas.

De referir que neste website encontra ainda um mapa interativo onde é possível navegar e selecionar a freguesia pretendida para visualizar quais as receitas que lhe estão associadas.

Consulte o website www.pontedelimaamesa.pt.

Veja mais de

Gastronomia
Visite Ponte de Lima
Visite Ponte de Lima
© 2024
PortoNorte