O Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima vence prémio Cinco Estrelas Regiões Gastronomia
11 Abr 2022 O Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima vence prémio Cinco Estrelas Regiões
O Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima venceu o prémio Cinco Estrelas Regiões. Pelo 5º ano consecutivo, esta distinção reconheceu e premiou o melhor dos destinos portugueses.

O ex-libris da gastronomia limiana, o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, voltou este ano a ser distinguido de entre as várias marcas portuguesas e ícones de referência nacional, com o "Prémio Cinco Estrelas Regiões”. Merecedor desta distinção pelos consumidores, empresários da restauração e dos produtores de vinho, são milhares os visitantes à Vila Mais Antiga de Portugal, para provar o Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, uma marca identitária do concelho e da gastronomia Portuguesa, contribuindo para a dinamização turística e económica de Ponte de Lima.

A autenticidade deste prato ancestral, faz-se acompanhar de enchidos e fumados. Arroz, sangue, carnes (de galinha, vaca e de porco desfiadas) respetivamente das raças minhotas e bísaro são os ingredientes essenciais desta iguaria que terá nascido em meados do século XIX, com uma receita que as gentes da terra souberam manter inalterável ao longo dos anos. Intimamente ligado à agricultura, à época das colheitas e à matança do porco, este prato nasceu num contexto ligado ao trabalho no campo, e posteriormente passou da cozinha familiar, para a profissionalização.

O Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima havia sido já distinguido em 2019 e 2020 pelo Prémio Cinco Estrelas Regiões, um sistema de avaliação que distingue marcas, produtos, recursos patrimoniais e serviços de grande relevo e potencial de valorização.

A Gastronomia continua a ser a área de maior destaque em Portugal, com 35 vencedores nas categorias de Cozinha Tradicional Portuguesa, Doçaria Regional, Produtos Tradicionais Portugueses e Vinho. No total foram distinguidos 114 ícones regionais e 112 marcas locais.

A edição regional do Prémio Cinco Estrelas visa valorizar e dar a conhecer o melhor de cada uma das regiões portuguesas ao nível da gastronomia, recursos naturais, manifestações culturais, monumentos e património, entre várias outras categorias. São igualmente reconhecidos os negócios regionais que se diferenciam pela sua qualidade.

Sobre os Prémios Cinco Estrelas

O Prémio com elevado nível de exigência e rigor da metodologia, destaca um grupo restrito de marcas que se evidenciam pela sua excelência e elevado nível de satisfação global junto dos consumidores. Esta distinção pretende não só reconhecer empresas portuguesas que se diferenciam a nível regional, mas também identificar o que de melhor existe em Portugal ao nível de gastronomia, sítios e património, cultura e lazer, hotelaria, tecnologia, desporto e diversos outros ícones de referência e interesse nacional.

O Prémio Cinco Estrelas Regiões aplica-se a produtos e serviços de presença regional, pretendendo enaltecer o impacto que as empresas revelam na promoção do nosso país a nível económico e social, para além da riqueza patrimonial que caracteriza e valoriza o nosso país numa vertente igualmente turística, região a região.
Fonte: www.cm-pontedelima.pt

Veja mais de

Gastronomia
Visite Ponte de Lima
Visite Ponte de Lima
© 2024
PortoNorte