Município de Ponte de Lima promove Tertúlia 'Rio Lima – Gastronomia Limia-Lima' no âmbito do projeto Fronteira Esquecida Gastronomia
30 Nov 2022 Município de Ponte de Lima promove Tertúlia 'Rio Lima – Gastronomia Limia-Lima' no âmbito do projeto Fronteira Esquecida
O Município de Ponte de Lima acolheu no passado dia 21 de novembro no edifício da Clara Penha – Casa dos Sabores, uma tertúlia alusiva ao tema Rio Lima – Gastronomia Limia-Lima.

Este evento, promovido no âmbito do projeto Fronteira Esquecida Limia-Lima é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do programa Interreg VA Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, e pretende valorizar as tradições culturais e gastronómicas em torno do Rio Lima – Gastronomia Limia-Lima.

A sessão contou com parceiros do projeto provenientes de Ourense, Javier Rodríguez-Nóvoa González e a Patricia Herves Fortes, que apresentaram uma publicação realizada no âmbito do Fronteira Esquecida, e que contém imagens de destaque de todo o Vale do Lima, incluindo a região Galega.

A tertúlia contou com oradores representativos do concelho e da gastronomia limiana. Entre eles o Professor Doutor Nuno Brito, Professor Coordenador da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, abordou a diferenciação de produtos deste território com enfoque no vinho verde – casta Loureiro, e a importância do rio no setor económico e social.

Por sua vez, a Presidente da Confraria Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, Dra. Cristina Mendes, relatou as ações que a confraria tem dinamizado, e cujo objetivo é a promoção deste território do Vale do Lima. Das inúmeras ações, entre tertúlias, conferências e workshops, destacou a recente publicação do livro "Ponte de Lima à Mesa".

A mesa redonda encerrou com a intervenção de Manuel Rocha, conhecido como mestre Caninhas, e autor da construção artesanal da réplica fiel do tradicional Barco "Água-Arriba" - embarcação que pode ser encontrada nas águas que banham a vila de Ponte de Lima e que foi construído com o objetivo de promover e fomentar o turismo náutico no concelho. Quem esteve presente teve oportunidade de conhecer a experiência de vida do sábio mestre, desde sempre ligado ao rio Lima, cuja vida foi e continua a ser dedicada à pesca (incluindo da Lampreia) e construção de barcos.

Para além desta iniciativa o Município de Ponte de Lima irá continuar a participar em atividades conjuntas inseridas no projeto Fronteira Esquecida, cuja missão é a elaboração de um produto turístico integrado para a bacia hidrográfica do rio Lima.
Fonte: www.cm-pontedelima.pt

Veja mais de

Gastronomia
Visite Ponte de Lima
Visite Ponte de Lima
© 2024
PortoNorte