DESENCAMINHARTE 2018: A exposição termina, mas a arte permanece em Ponte de Lima Exposições
03 Abr 2019 DESENCAMINHARTE 2018: A exposição termina, mas a arte permanece em Ponte de Lima
"DESENCAMINHARTE” - o projeto de arte pública no Alto Minho encerra cinco meses depois de ter tido início, com a apresentação de um filme de Miguel C. Tavares, uma conversa com os autores dos projetos, e o lançamento do livro "Arte aplicada ao lugar - DESENCAMINHARTE 2018”.

A edição de 2018 interveio nos dez municípios do Alto Minho, em lugares situados fora dos centros urbanos, promovendo novos percursos por recurso a peças de arte e arquitetura, propondo novas leituras sobre a paisagem através de uma dinâmica em rede, de forma a criar sinergias entre território, arte, cultura e população.

Recorde-se que Ponte de Lima foi um destes dez destinos intervencionados, com a obra de André Banha, "Pedra Sobre Rocha”. A obra situada no Miradouro dos Socalcos de Labrujó e Rendufe foi inaugurada a 16 de dezembro, e permanecerá no local após o término do projeto.

Nas palavras da organização, "a proposta de André Banha junto à Capela Senhora de Fátima, no lugar do Pereiro, Rendufe, em Ponte de Lima, traduz-se num volume implantado sobre uma enorme rocha ímpar aí existente. (…) para o artista (…) fez todo o sentido pensar numa peça que proporcionasse a contemplação – sentar, esperar, repousar, observar, e se tornasse complementar à paisagem – pela escala, pela cor, pela forma, pelo título –, que fizesse parte da mesma, convergisse com ela. (…)  Pedra sobre Rocha é um piscar de olho a um legado muito particular: faz alusão aos primórdios da marcação no terreno pelo homem, como as ancestrais referências de orientação e de abrigos feitos pelos pastores na transumância do gado no nosso território”.

A exposição termina, mas a arte permanece. Assim, o evento de encerramento tem lugar na Casa das Artes de Arcos de Valdevez, no domingo 7 de abril pelas 16h00. O evento é de entrada livre, limitada à lotação da sala, onde estarão presentes para conversar sobre as suas obras os autores Fernanda Fragateiro, FAHR 021.3, depA, STILL urban design + Miguel Seabra, Dalila Gonçalves, Pablo Pita, André Banha, Barão-Hutter, João Mendes Ribeiro e Gabriela Albergaria. O (DES´18) foi promovido pelo Município de Ponte de Lima em articulação com a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, programado pelo coletivo HODOS e cofinanciado pelo programa Norte 2020 - Programa Operacional Regional do Norte. 

Localização da Instalação de Arte em Ponte de Lima:
Local:
 Miradouro dos Socalcos de Labrujó e Rendufe
Coordenadas: 41.854449 -8.555560
Fonte: www.cm-pontedelima.pt

Veja mais de

Exposições
Visite Ponte de Lima
Visite Ponte de Lima
© 2024
PortoNorte