Art'in lima – mostra de arte contemporânea subordinada à temática 'elementos naturais' em Ponte de lima | até 25 de setembro Destino Turístico
08 Jul 2022 Art'in lima – mostra de arte contemporânea subordinada à temática 'elementos naturais' em Ponte de lima | até 25 de setembro
Cento e vinte obras e oitenta artistas provenientes de dezasseis países, integram a edição 2022 do Art'In Lima – Mostra de Arte Contemporânea que o Municipio de Ponte de Lima está a promover até 25 de setembro.

Subordinada à temática "Elementos Naturais" a mostra que abriu portas no início de julho, está patente em vários edifícios históricos, convidando a entrar na Capela das Pereiras, no Museu dos Terceiros, no CIPVV - Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde e na Torre da Cadeia Velha, e onde encontra as criações dos artistas em múltiplos domínios, desde a pintura, ao desenho, fotografia, vídeo, escultura e instalação de arte.

De referir que o artista convidado da edição deste ano, com oito trabalhos expostos na sacristia da Capela das Pereiras, é o pintor Mutes, natural de Arcos de Valdevez, na Ribeira Lima, autor de uma linguagem pictórica própria que foi batizada com o nome de DesCubismo Contornismo.

Na saudação aos artistas e convidados, na sessão de abertura deste evento que celebra a Arte Contemporânea, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Vasco Ferraz referiu a importância do Art'In Lima, que ambiciona "aumentar o leque da oferta cultural de Ponte de lima, tentando também atrair um público mais diversificado, valorizamos o conjunto de monumentos históricos que acolhem estas obras. Há nesta exposição um trabalho de valorização mútua:

-É valorizada a arte contemporânea, em geral, e os artistas e os seus trabalhos, em particular;

-E saem igualmente enriquecidos, mais dignificados se possível, os espaços culturais que servem de espaço base à exposição, que, neste período de tempo em que dura a exposição, são embelezados por obras e objetos artísticos que acrescentam sem dúvida ainda mais valor a esses edifícios históricos, que só por si já são merecedores de uma visita.”

Considerando a aposta do Município em fazer de Ponte de Lima um importante ponto de encontro para a arte contemporânea, o autarca destacou que "o projeto artístico Art'In Lima veio dar continuidade a outros projetos de arte contemporânea iniciados pelo Município, como o Art Map, primeiro, e o Lethes Art, depois. Em todos estes projetos, o papel dos artistas foi sempre preponderante. E continua a ser. Os artistas, muitos dos quais acompanham e contribuem para este projeto expositivo desde o seu início, têm manifestado uma grande atenção por ele, um carinho especial até. Este sentimento tão saudável que nutrem por este projeto do Município de Ponte de Lima estimula-nos a perseverar neste caminho de divulgação da arte contemporânea, que nem sempre é um caminho fácil”, disse o Edil Limiano na abertura oficial do Art'In Lima 2022.

Visite até 25 de setembro, Art'In Lima, na Capela das Pereiras, no Museu dos Terceiros, no CIPVV - Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde e na Torre da Cadeia Velha.

Fonte: www.cm-pontedelima.pt

Veja mais de

Destino Turístico
Visite Ponte de Lima
Visite Ponte de Lima
© 2024
PortoNorte