Alto Minho mantém a posição no Top 100 de destinos sustentáveis do mundo Destino Turístico
11 Out 2019 Alto Minho mantém a posição no Top 100 de destinos sustentáveis do mundo
O galardão Platinum QualityCoast/Green Destinations Award (Destino Verde/Costeiro Platina), foi atribuído ao Alto Minho, no seguimento de uma candidatura submetida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) ao programa Green Destinations Awards.

A distinção foi oficialmente entregue, ontem, dia 10 de outubro, ao Vice-Presidente da CIM Alto Minho, Eng.º Victor Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, durante o evento Global Green Destinations Day, que decorreu na cidade de Mali Losinj, na Croácia.

Com atribuição deste prémio o Alto Minho assegurou a renovação da sua posição entre o Top 100 de Destinos Sustentáveis do Mundo, reconhecendo a política de sustentabilidade e o trabalho das entidades do território rumo à sustentabilidade, bem como a excelência na gestão de destinos sustentáveis, que passa por aspetos como a conservação da natureza e do património, a gestão de resíduos, a energia e o clima.

O Alto Minho foi a primeira NUT III de Portugal continental a ser galardoada com Platina de acordo com os padrões do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC).

O programa Green Destinations Awards certifica e promove destinos turísticos sustentáveis, a nível internacional, de acordo com critérios ambientais, socioeconómicos e culturais. O reconhecimento do Alto Minho foi obtido após um longo período de preparação, de relatórios e dossiers abrangendo mais de 100 critérios e indicadores de sustentabilidade divididos por seis temáticas (gestão do destino; natureza e paisagem; ambiente e clima; cultura e tradição; bem-estar social; negócios e hospitalidade), e uma auditoria independente no local. O prémio também é um reconhecimento dos esforços dos destinos, neste caso do Alto Minho, na manutenção da atratividade do seu turismo no futuro. Neste processo não são medidos apenas aspetos visíveis e tangíveis, como o património natural, mas também políticas e planos de gestão que tenham em atenção os princípios do desenvolvimento sustentável.

De referir que o galardão QualityCoast/Green Destinations Platinum é um grande passo para a obtenção da certificação de desempenho sustentável do território, a qual é totalmente baseada em evidências e verificada de forma independente, de acordo com os padrões internacionais ditados pelo GSTC. Como melhoria para o futuro, e que pode contribuir para a certificação do território, foi recomendado que se apostasse no desenvolvimento de uma "economia verde", se envolvesse o setor privado na tomada de medidas de sustentabilidade e se promovesse o reconhecimento de boas práticas ambientais entre os empresários.
Fonte: www.cm-pontedelima.pt

Veja mais de

Destino Turístico
Visite Ponte de Lima
Visite Ponte de Lima
© 2024
PortoNorte