30.ª Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais de Ponte de Lima Regressou com milhares de visitantes Festas, Feiras e Romarias
15 Jun 2022 30.ª Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais de Ponte de Lima Regressou com milhares de visitantes
Numa parceria estabelecida entre o Município de Ponte de Lima, a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima e a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima do Instituto Politécnico de Viana Castelo, o evento regressou em força e mantém a estratégia e a aposta na promoção e divulgação do afamado Vinho Verde e dos melhores sabores regionais do concelho. No ano em que completa 30 anos, o evento conquistou força, tanto pela aposta na qualidade das castas, como pela subida da Região Demarcada dos Vinhos Verdes na cadeia de valor.

O Concurso Regional de Dressage, provas e degustações, workshops e harmonizações, fizeram o sucesso do evento, mostrando a dinâmica do setor vinícola e do turismo enogastronómico, com petiscos regionais e propostas gastronómicas de profissionais da restauração, e da EPADRPL - Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima.

A Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais recebeu a visita da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, que destacou a evolução do setor vitivinícola, classificando este certame como "um excelente exemplo porque estamos num território que tem o Vinho Verde como um recurso endógeno muito importante”.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Vasco Ferraz, destacou os 30 anos do evento, considerando a importância que sempre se atribui ao Vinho Verde, "um dos produtos que mais tem contribuído para a afirmação e dinamização desta região e deste concelho. Foi também, de resto, a interiorização deste facto que impulsionou a criação, em Ponte de Lima, do Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde, símbolo de toda a Região Demarcada dos Vinhos Verdes, resultado de uma parceria entre o Município de Ponte de Lima e a Comissão de Viticultura dos Vinhos Verdes.” O autarca lembrou que "O Vinho Verde desde cedo foi entendido como um elemento muito particular, com uma ligação umbilical às nossas gentes e ao nosso território, fruto do trabalho de gerações que o foram melhorando e aperfeiçoando. Dotado de condições humanas e naturais extraordinárias, este território desenvolveu-se, desde épocas remotas, com grande proximidade à vinha, formando uma impressionante paisagem agrária de minifúndio que se mantém desde há séculos. A área de vinha do concelho está distribuída por mais de 2.000 produtores, sendo que a sua expansão vegetativa ocupa uma área de quase 35 mil hectares, correspondendo a 15% da área vitícola nacional da Região Demarcada dos Vinhos Verdes.”

Integrado no programa da Festa do Vinho Verde, foram entregues os prémios do I Concurso Cidades do Vinho organizado pela AMPV (Associação de Municípios Portugueses do Vinho) em parceria com a ARVP (Associação das Rotas do Vinho de Portugal), a RECEVIN (Rede Europeia de Cidades do Vinho), a AEPV (Associação Portuguesa de Enologia e Viticultura) e a Iter Vitis (Itinerário Cultural Europeu), teve lugar no Município de Lagoa em 2021.

O concurso que visa promover os vinhos das diferentes regiões, mas também os territórios onde são produzidos, valoriza a cultura do vinho, estimula a produção de vinhos de qualidade e promove o desenvolvimento económico do setor vitivinícola. Neste concurso foram premiados 160 vinhos das diferentes regiões vinhateiras, com 12 Grandes Medalhas de Ouro, 90 Medalhas de Ouro e 58 Medalhas de Prata.

Ponte de Lima fez-se representar e viu premiados dois produtores – Casa da Cuca e Quinta Paço de Calheiros, ambos galardoados com Medalha de Prata, com os vinhos da casta Loureiro, da Cuquinha e Paço de Calheiros. Os respetivo prémios foram entregues aos produtores nesta edição da Festa do Vinho Verde 2022.

A 30ª edição Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais que superou todas as expectativas consagrou também os vencedores do XVIII Concurso de Vinhos Verde.

Este ano o XVIII Concurso de Vinhos Verdes de Ponte de Lima, recebeu 17 candidaturas, num total de 40 vinhos diferentes, distribuídos em 3 categorias: Branco, Loureiro e Vinhão. Participaram produtores provenientes dos concelhos de Amarante, Arcos de Valdevez, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Melgaço, Monção e Ponte da Barca, e do Ponte de Lima.

Publicado no portal do IVV – Instituto da Vinha e do Vinho como Concurso Reconhecido IVV.I.P., o XVIII Concurso de Vinhos Verdes de Ponte de Lima, foi promovido pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, em parceria com a Câmara Municipal de Ponte de Lima e a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima, sendo um concurso de âmbito Regional (DO Vinho Verde e IG Minho).

Confira a classificação do concurso:
Vinho Verde VQPRD/Regional Minho Branco

1.º Prémio – Quinta das Pereinhas – Alvarinho /Loureiro – Quinta das Pereirinhas Alvarinho de Monção e Melgaço, Lda.
2.º Prémio – Quinta das Pereirinhas – Premium - Quinta das Pereirinhas Alvarinho de Monção e Melgaço, Lda.
Menção Honrosa – Quinta das Alvaianas – Alvaianas Lda.
Vinho Verde VQPRD Branco Da Casta Loureiro

1.º Prémio – Adega Cooperativa Ponte da Barca Loureiro Premium – Adega de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez
2.º Prémio – Vil´Antiga Loureiro – João Miguel Pereira Lima
Menção Honrosa – Ouro Verde Loureiro – Caves da Cerca
Vinho Verde VQPRD Tinto Da Casta Vinhão

1.º Prémio – Caves da Cerca Vinhão – Caves da Cerca
2.º Prémio – Carcaveira Velha Vinhão – Casa da Cuca
Menção Honrosa – Adega de Ponte de Lima Vinhão - Adega de Ponte de Lima

Veja mais de

Festas, Feiras e Romarias
Visite Ponte de Lima
Visite Ponte de Lima
© 2024
PortoNorte