27 Mai até 31 Out de 2022 / Ponte de Lima 17.º Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima
A 17.ª edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima decorre de 27 de maio a 31 de outubro de 2022, sob o tema "Os Jardins e as Alterações Climáticas".
Provenientes de 12 nacionalidades diferentes, o maior número é de Portugal, com seis candidaturas, seguindo-se a Polónia com cinco, e os restantes países candidataram-se com uma cada, a saber; Alemanha, Áustria, Roménia, Noruega, Brasil, Espanha, Escócia, Itália, Republica Checa e França.
A aposta na revitalização dos espaços urbanos, na preservação do ambiente e no incentivo às boas práticas do uso dos jardins, reconhece-o como um projeto sustentável, que junta a essência de preservar o ambiente, utilizando sempre que possível materiais usados em edições anteriores.
A fama do Festival Internacional de Jardins já extravasou fronteiras, tendo sido distinguido em 2013 com o título Garden Tourism Awards, no "North American Garden Tourism Conference", em Toronto, Canadá, e em 2017 com a distinção "Europe for Festivals, Festivals for Europe" – EFFE Label 2017-2018.
A construção dos novos projetos iniciar-se-á no início do próximo ano, juntando-se assim ao "Jardim do Diálogo" o mais votado pelo público que visitou a edição 2021 do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, da autoria da Arquiteta paisagista da República Checa, Magda Jandová, em parceria com os Viveiros Adoa, de Vigo – Espanha.
Confira as propostas selecionadas pelo júri para a 17.ª edição do Festival Internacional de Jardins 2022:
- Be Climate-Wild Bee-Frendly – Alemanha/Áustria
- Água da Vida - Polónia
- Revitalização do Património Hidráulico Minhoto – Portugal
- Crumbling Garden - Polónia
- Jardim Mutante - Portugal
- Jardim Polinizador - Portugal
- On The Edge of Tomorrow - República Checa
- The Evolution Garden - Escócia/Espanha
- Jardim da Reflexão - Brasil/Espanha
- Convivio-A Journey into the Future - Itália
- Every Step you Take - Áustria

À semelhança das edições anteriores, durante a seleção das criações para o próximo ano, o Júri anuncia o tema para o ano seguinte. Assim, em 2023, o Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima abordará a temática "Os Jardins Saudáveis”.


27 de maio a 31 de outubro 2022

Visite Ponte de Lima
Visite Ponte de Lima
© 2022
PortoNorte