Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Eng.º Miguel João de Freitas visitou a Festa do Vinho Verde – “Ponte de Lima é uma referência do Vinho Verde” Enoturismo
12 Jun 2018 Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Eng.º Miguel João de Freitas visitou a Festa do Vinho Verde – “Ponte de Lima é uma referência do Vinho Verde”

A Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais de Ponte de Lima, considerada como um evento de referência, cumpriu a 28ª edição e traduziu-se numa mega campanha de promoção ao afamado Vinho Verde. O evento que decorreu este fim-de-semana no Pavilhão de Feiras e Exposições de Ponte de Lima teve um elevado número de visitantes.

Reconhecendo "Ponte de Lima como uma referência na produção do Vinho Verde” o Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Eng.º Miguel João de Freitas, revelou que "esta feira apresenta uma enorme diversidade de produtores que fazem com paixão e que se empenham na realização da sua atividade (…) o sector agrícola não é fácil, é necessário muita entrega, e o Vinho Verde é algo que nos distingue.”, disse o Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural.

Nas palavras do mesmo, "estes produtores são especiais, e (…) a vinha é fator de transformação da paisagem, traz-lhe valor, riqueza, (…) e consolida a ideia de dieta mediterrânica”, rematou.

Por sua vez o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, definiu o evento como uma verdadeira alavanca para a promoção e divulgação do melhor que o mundo rural dispõe, apresentando em simultâneo uma mostra da dinâmica do sector vinícola e do turismo enogastronómico.

O autarca salientou que "este produto permitiu o surgimento de novos produtores, gerando maior riqueza e diversidade da marca dos Vinhos Portugueses”. Victor Mendes referiu-se ainda "ao trabalho notável que se tem registado no sector vinícola, e parabenizou todos os parceiros que juntamente com o Município promovem este certame, "esta feira é das mais antigas do concelho e do distrito, e ao longo da sua existência tem sido um fator de promoção e valorização do Vinho Verde” sustentou o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima.

Mantendo aposta neste certame, a organização resulta de uma parceria entre o Município de Ponte de Lima, a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural e a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima do Instituto Politécnico de Viana Castelo.

Confirmado como um néctar único, o Vinho Verde é o principal ingrediente e a base para a realização de uma série de concursos que se realizaram durante o evento. Showcookings, degustações e provas de vinho com destaque para os tradicionais concursos de Vinho Verde e do Leite-creme.

Destaque ainda para os momentos musicais que fizeram da Feira um verdadeiro sucesso: Zé Amaro e o DJ Pedro Pena asseguraram a animação da "Noite do Vinhão" de sexta-feira. Na "Noite de Loureiro" a voz de Carolina Deslandes fez as delícias dos fãs. Mas a música continuou noite adentro, ao som do DJ Bruno S.

A Feira encerrou brilhantemente com o XXXVIII Festival de Folclore do Grupo de Danças e Cantares de Ponte de Lima.

Resultados do XVI Concurso de Vinhos de Ponte de Lima

Categoria – Vinho Verde da Casta Loureiro

Menção honrosa para o vinho "Pecadinhos do Abade" de Laureano Barbosa Machado

1º Prémio – Categoria ouro para o vinho "Caroça" de Joel Carvalho – Sociedade Agrícola Lda

 2º Prémio – Categoria prata para o vinho "Loureiro" da Adega Cooperativa de Ponte de Lima

Categoria – Vinho Verde branco

Menção honrosa para o vinho "Adega de Ponte da Barca Branco" de Viniverde

1º Prémio – Categoria ouro para o vinho "Terras de Conclave" de Terras de Conclave – Agroturismo Lda

2º Prémio – categoria prata para o vinho "Aromas 4U escolha" de Aromas 4U, Lda

Categoria – Vinho Verde da Casta Vinhão

Menção honrosa para o vinho "Madrinha” de Margarida Laura Martins de Vasconcelos

1º Prémio – Categoria Ouro para o vinho "Aguião” de Simão Pedro de Vasconcelos Bacelar de Aguiã

2º Prémio – Categoria prata para o vinho "Adega dos Leões” de Margaria Laura Martins de Vasconcelos

 Resultados do X Concurso de Leite-creme

Categoria Restauração

1º Prémio – Restaurante "Encanada"

2º Prémio – Restaurante "A Carvalheira"

3º Prémio – Restaurante "River View"

Categoria Individual

Daniel Lúcio Pinheiro

Veja mais de

Enoturismo
Visite Ponte de Lima
Visite Ponte de Lima
© 2024
PortoNorte