Ponte de Lima escolhida pelo Comité de Maratona da Federação Internacional de Canoagem para acolher o Campeonato da Europa de Maratona em 2017 | 30 de junho a 2 de julho Desporto
04 Jan 2017 Ponte de Lima escolhida pelo Comité de Maratona da Federação Internacional de Canoagem para acolher o Campeonato da Europa de Maratona em 2017 | 30 de junho a 2 de julho

A recuperação e remodelação do Açude do Rio Lima permitiu criar melhores condições para a prática da canoagem, sendo a intervenção efetuada ao abrigo do projeto de Beneficiação e Recuperação Ambiental das margens do Rio Lima, através de uma solução que garante a estrutura hidráulica do Açude, proporcionando condições de escoamento dos caudais. Desta forma foi introduzida uma técnica única no país, o que possibilitou concretizar uma intervenção que assegura as condições fundamentais para a prática da canoagem e para a melhoria paisagística.

Numa clara aposta no Turismo Náutico, o Município de Ponte de Lima aprovou e concretizou o projeto de Ampliação das Instalações do Clube Náutico, às quais atribui o nome de "Centro Náutico Fernando Pimenta", uma simbólica homenagem ao canoísta olímpico, atleta limiano, Fernando Pimenta.

A edificação deste novo equipamento foi pensado para a organização de eventos desportivos, nacionais e internacionais de grandes dimensões. O novo "Centro Náutico Fernando Pimenta" faz ligação com as atuais instalações, funcionando como um espaço único, o que permite criar novas valências direcionadas para apoiar a prática de atividades náuticas.

Estas condições, aliadas à vasta experiência de Ponte de Lima no acolhimento e organização de eventos de grande dimensão, contribuíram para a escolha de Ponte de Lima para receber mais um evento desportivo internacional.

Neste contexto, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, considera que Ponte de Lima reúne as condições próprias com vista à promoção e dinamização do turismo náutico. O autarca revela que "queremos que Ponte de Lima seja uma referência no panorama nacional e internacional".

Por sua vez, a Federação Portuguesa de Canoagem comunica que "está confiante com as condições do rio Lima e da organização do Clube Náutico de Ponte de Lima e do empenho no Município de Ponte de Lima nesta primeira organização Internacional".

De realçar, que recentemente a Federação Portuguesa de Canoagem e o Município de Ponte de Lima em colaboração com o Clube Náutico de Ponte de Lima apresentaram duas candidaturas a dois mega eventos desportivos, nomeadamente a Taça do Mundo, em 2019 e o Campeonato do Mundo de Maratonas, em 2021.

Link Relacionado: http://www.cm-pontedelima.pt/noticia.php?id=3067

Veja mais de

Desporto
Visite Ponte de Lima
Visite Ponte de Lima
© 2024
PortoNorte